Powered By Blogger

sábado, 2 de julho de 2011

NOMENCLATURA DENTÁRIA

Foi criada para distinguir e caracterizar as detalhes do aparelho dentário.Essa nomenclatura permite ao estudante a nós o domínio das particularidades dentárias que são valiosas na prática odontológica.
A Coroa dos dentes tem 5 faces bem evidentes e cada uma é reconhecida por um nome quer a distingue das demais.
As faces da coroa são 5 : face vestobular,lingual,mesial,distal e oclusal. A face cervical não deve se consideração a 6º face, pois está é virtual e só apareceria se separássemos a coroa da raiz do dente.
Face vestibular : é a face, de todos os dentes anteriores e posteriores, que está voltada para o vestíbulo da boca. Abrevia-se pela letra V.
Face Lingual : é a face voltada para a cavidade bucal e sempre em contato direto com a língua.Também alguns autores usam o termo face palatina para os dentes superiores, pois está voltada para a abóbada palatina.Abrevia-se pela letra L.
Faces proximais: são as faces de contato com os dentes da mesma arcada e são :
Face Mesial : é a face voltada para o plano sagital mediano da face que passa entre os incisivos centrais. Abrevia-se pela letra M.
Face Distal : é a face que se opõe á fase mesial, pois está mais distante do plano mediano. Abrevia-se pela letra D.
Face Oclusal ou incisal : é a superfície dos dentes que toca os dentes antagonistas, isto é, da arcada oposta.Anteriores= incisal, Posteriores= Oclusal
Amêia – Espaço triangular de base vestibular ou lingual, situado entra as faces de contato de dois dentes da mesma arcada.
Ápice – extremidade de uma cúspide ou de uma raiz.O ápice não é aguçado, é arredondado.É o ponto de convergência das quatro arestas ou bordas que existem nas cúspides dos dentes.
Cíngulo – é uma saliência acentuada de esmalte na face lingual dos dentes anteriores. Localiza-se próximo ao colo. O cíngulo pode apresentar-se sulcado, dividido em duas metades ou uma ou mais saliências.
Coroa Anatômico – segmento do dente situado acima da abertura do alvéolo dentário demarcado pela linha sinuosa do colo que corresponde ao ponto de união do esmalte com o cemento radicular.
Cristas Marginais ou Oblíquas (Ponte de Esmalte) – na face oclusal dos dentes posteriores, as cristas marginais mesial e distal, elas unem as cúspides vestibulares e linguais pela face proximal = cristas marginais. Quando a crista interrompe uma sulco dentário, unindo duas cúspides obliquamente= crista oblíqua ou ponto do esmalte.
Cúspide – Saliência piramidal, de volume variável, que se situa nas faces oclusais dos dentes premolares PREMOLARES E MOLARES.Esta formação se assemelha á pirâmide de base quadrangular com quatro fazes, bordas e arestas, mais ou menos evidentes de ápice não pontiagudo.As cúspides servem também para classificar os dentes em BI.TRI,TRETA E PENTACUSPIDADOS. Os caninos podem ser considerados como unicuspidados.
Ligamento Alveolar (Desmodonto) – Conjunto de fibras conjuntivas que unem o dente ás paredes do alvéolo dentário.Recebe o nome de ligamento periodontal ou ligamento alvéolo-dentário.
Espaço Interdentário – espaço que se situa entre as faces proximais dos dentes da mesma arcada, normalmente preenchido pela papila interdentária.
Fossa – Depressão de esmalte de profundidade variável, localizada de preferência na face lingual dos dentes anteriores. Elas acham-se limitadas pelas cristas marginais mesial e distal, superiormente pelo cíngulo. Podem continuar sob o cíngulo, em forma prolongamento denominando-se de buraco cego.
Fosseta – Pequena depressão, que se situa nas faces oclusais e vestibulares dos dentes premolares e molares. Nos premolares, duas fossetas aparecem : mesial e distal. Nos molares, geralmente existem quatro: central, mesial, distal e vestibular.As fossetas mesial e distal ficam nos extremos do sulco principal da face oclusal, enquanto a fosseta central localiza-se no centro da face oclusal, no inicio do sulco vestibular, marcando o término do sulco que invade a face.
Linha de Colo – Junção cemento-esmalte – Local situado na altura do colo dentário, onde se encontram o esmalte coronário e o cemento radicular. Esta junção é convexa nas faces vestibular e lingual e côncava nas faces mesial e distal. Esta linha sinuosa é conhecida por linha do colo do dente.
Lobo – Segmento maior ou menor das faces vestibular e lingual dos incisivos e caninos, separado por sulcos, que caracteriza os dentes jovens. Geralmente em número de três para as faces vestibular ou lingual de cada dente, têm desenvolvimento variável e chegam a entalhar a borda incisal dos dentes anteriores.
Ponto de Contato – Local onde tocam as faces proximais ou de contato normal posição das arcadas dentárias. Com a função mastigatórias, transformam-se em facetas de contato.
Sulco – Depressão linear, que separa uma cúspide da outra na face oclusal. O sulco pode ser principal, mésio-distal,vestibular ou lingual. O primeiro situa-se na face oclusal e os últimos partem deste e se dirigem para as faces vestibulares e linguais. Quando presentes na face vestibular ou lingual dos dentes anteriores, são chamados de sulco de desenvolvimento.
Tubérculo – É uma elevação arredondada que se encontra, ás vezes, em algumas faces dentárias.Origina-se de uma maior deposição de esmalte.O tubérculo mésio-lingual do primeiro molar superior (tubérculo de Carabelli), o prolongamento dos cíngulos dos incisivos de caninos são bons exemplos dessas saliências.
Bossa – Elevação vestibular nos dentes anteriores, e na face vestibular e lingual dos dentes posteriores, corresponde aos pontos de maior espessura do esmalte. Estas saliências são mais evidente nas face vestibulares de todos os dentes, próximo ao colo dentário. São maiores nos dentes decíduos. (dentes de leite )

Jackeline Brandão. L.F

8 comentários:

  1. sem desenhos, não ajudou quase nada

    ResponderExcluir
  2. Foi útil..pós tô fazendo curso de ASB...Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!! Explicou de um jeito simples.

    ResponderExcluir
  4. Perfeito, parabéns, estava precisando muito dessas informações e não tinha achado em nenhum site. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  5. gostei, me ajudou bastante, porém faltou alguns como periquimáceas, mamelos, vertente, crista, tuberosidade, cervical e arco aracada. Fora isso estaria perfeito <3

    ResponderExcluir
  6. Gostei foi todo o conteúdo a mim necesario obrigado

    ResponderExcluir