Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de junho de 2011

1- motricidade

Motricidade: Conjunto de funções de relação asseguradas pelo esqueleto, os músculos e o sistema nervoso, e que permite o movimento e o deslocamento dos animais.
A motricidade se dá principalmente devido a ação de motoneurônios, que realizam sinapses com as células musculares através de junções mioneurais na região da placa motora. Este neurônio pode ser estimulado por neurônios superiores ou por reflexo miotático.
                O reflexo mitotático pode ocorrer graças a ação de receptores em especial denominados fuso muscular, Exemplo o reflexo patelar: quando realizamos um força no tendão levamos ao estiramento do músculo, assim este também acaba por estender o fuso muscular e por seguinte os fios de axônio que circulam a parte do saco do fuso, formando o receptor anulo espiral, esse afastamento dessa “mola” leva então a facilitação da condução de íons levando o sinal por fibras mielínicas até parte dorsal da medula espinhal.
                Na medula a uma sinapse com o moto neurônio denominada alfa que irá por conseqüência realizar sinapse com o músculo estimulando sua contração.
                Contudo vale salientar que o fuso muscular também é inervado por um motoneurônio denominado gama, este atua permitindo que o músculo possa atingir o tétano completo*. Pois mesmo este manda um sinal que mantém as fibras do fuso esticadas fazendo com que as molas do receptor anulo espiral se mantenham distendidas; o que faz com que essa constantemente faça sinapse com o alfa neorônio e que este por fim faça sinapse com o músculo, o mantendo contraído.
*contração Tonica: acontece quando a uma freqüência cada vez maior de estímulos no músculo, aumentando o grau de contração e diminuindo o tempo de relaxamento, apresentando uma contração mantida no tempo
Abalo muscular: ocorre como resposta básica contrátil corresponde a uma única e breve contração devido a chegada de um potencial de ação  como no reflexo miotatico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário